UPA do Valentina, em João Pessoa |
Um surto de dor de cabeça, diarreia, vômito e dor no corpo tem lotado as emergências das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em João Pessoa. Para se ter uma ideia, cerca de 300 atendimentos foram realizados em 24 horas na UPA do bairro Valentina Figueiredo onde mais de 50% foram a pacientes com esses sintomas. O aumento também ocorreu na UPA Oceania.
A doença conhecida popularmente como ‘virose da mosca’ é tratada com essa denominação por um especialista em moscas, mas é explicada pela diretora da UPA como virose comum.
Segundo Najara Nádia, diretora da UPA Valentina, os casos começaram a ser notificados desde o sábado (6), mas teve um aumento após o período de carnaval. “São muitos pacientes que se queixam de diarreia, dores e até febre. Percebemos um aumento grande desses sintomas nos últimos dias nos atendimentos aqui na unidade”, falou.
Nádia falou que na maioria dos casos, não é necessário internação. O paciente é medicado com uma hidratação oral e liberado. Casos os sintomas persistam, haverá uma medicação venosa.
A diretora não menciona, em nenhum momento, que os casos são ‘viroses da mosca’ e ela os trata apenas como virose. O termo foi popularizado e quem explica é um especialista no assunto.
As moscas são apontadas como suspeitas já que ressurgem neste período trazendo doenças sazonais, por isso, o quadro passou a ser denominado de ‘Virose da Mosca’. Segundo Alessandre Polavite, doutor em moscas pela Universidade do Paraná, nesses casos, o inseto é o transmissor mecânico. “A mosca pousa no material infectado e depois no alimento ingerido por nós. Essa transmissão mecânica acarreta problemas como diarreia e outras viroses”.
A médica pediatra, Marina Moura, lembrou da importância de lavar bem as mãos e os alimentos antes da ingestão. “É importante Lavar bem as mãos, higienizar os alimentos antes de comer e de cozinhar e ter cuidado ao comer fora de casa. Caso os sintomas apareçam é importante procurar atendimento.
O soro caseiro ajuda e muito a hidratar, após a diarreia”, comentou.
Portal Correios / Foto: Ilustração
Coisas de Timbaúba e Região