O Grupo Olho D’Água inaugurou nesta quarta-feira (9), no município de Aliança, Zona da Mata pernambucana, a 86 km do Recife, a barragem Dr. Murilo Tavares de Melo, com capacidade para 17,8 milhões de metros cúbicos de água.
A obra, concluída em menos de um ano, fica dentro de uma área de 186 hectares e é a primeira etapa de um amplo projeto de irrigação de 4 mil hectares, dos quais 1,2 mil hectares serão irrigados por gotejo, e outros 2,8 mil hectares irrigados por aspersão. No total, o grupo prevê investir R$ 74 milhões.
Parte do investimento, R$ 58,8 milhões, foram financiados via Banco do Nordeste. Para José Gomes da Costa, presidente do BNB, o financiamento na usina ajuda a gerar impactos para a região.
“Esse projeto que tem várias características importantes e positivas. É ecologicamente correto no uso dos insumos e possui um sistema de utilização racional de água na irrigação, além de expandir a atividade produtiva. Isso se desdobra em geração de emprego e renda. São todas características importantes para um banco de desenvolvimento como o BNB”, afirma.
Segundo José Gomes, os investimentos da instituição no setor sucroenergético pernambucano ultrapassaram R 400 milhões no ano com o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
Informações: JC NE10