Subiu para sete o número de casos confirmados de monkeypox, doença conhecida como varíola dos macacos, em Pernambuco. A informação foi divulgada, na noite desta quinta (28), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).
Com isso, o estado tem, ao todo, 19 notificações da doença. São 11 ocorrências em investigação. Uma delas já está descartada.
No domingo (24), na atualização do quadro de monkeypox mais recente, o estado havia informado que eram três os casos confirmados.
Os casos confirmados, até esta quinta, são de pacientes que moram nos seguintes locais:
- Recife (3)
- Jaboatão dos Guararapes (2)
- Casos de outros estados: Rio de Janeiro (1) e São Paulo (1)
Segundo o levantamento da SES-PE, três pacientes têm entre 20 a 29, três estão na faixa etária de 40 a 49 anos e um está entre 30 a 39 anos. Todos são homens, segundo o governo.
Os 11 casos que estão em investigação são de pessoas residentes nos seguintes municípios:
- Recife (6)
- Paulista (2)
- Petrolina (1)
- Abreu e Lima (1)
- Timbaúba (1)
Sete casos investigados são de pacientes que têm entre 20 e 29. Três estão na faixa etária de 30 a 39 e um deles tem entre 40 e 49 anos. Ao todo, são nove homens e duas mulheres.
Por meio de nota, o estado disse que “não há evidências de que Pernambuco registre a transmissão local da monkeypox”.
Ainda segundo o comunicado, nenhum dos pacientes está internado e todos foram mantidos em isolamento domiciliar. Eles são acompanhados pelas equipes de vigilância epidemiológica municipais.
As amostras coletadas estão sendo encaminhadas para o Laboratório de Enterovírus da Fiocruz/RJ, referência para o diagnóstico da Monkeypox, e para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE).
Com informações do G1 PE