O teto do Santuário do Morro da Conceição, localizado na Zona Norte do Recife, desabou nesta sexta-feira (30), por volta das 13h30, durante uma distribuição de cestas básicas. No acidente, morreram um homem de 54 anos e uma mulher de 68 anos, e 25 pessoas ficaram feridas, segundo o governo do estado.
Os mortos foram identificados como Maria da Conceição França Pinto e Antônio José dos Santos. Os corpos estavam sob os escombros e entre os bancos da igreja. Entre os feridos está uma gestante com 21 semanas de gravidez e uma criança de 4 anos.
Inicialmente o governo do estado havia dito que 22 pessoas ficaram feridas. Entretanto, a Secretaria de Saúde enviou nota às 20h30 informando que 25 pessoas foram atendidas em unidades de saúde em decorrência do desabamento.
Entre as pessoas feridas está uma gestante com 21 semanas de gravidez e uma criança de 4 anos.
Havia entre 60 e 70 pessoas no local quando o acidente aconteceu. Vídeos gravados por testemunhas e enviados para a TV Globo mostram o teto do santuário sobre os bancos e pessoas correndo tentando ajudar as vítimas, que ficaram deitadas no chão.
Os feridos foram levados para quatro unidades de saúde:
- Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) dos Torrões, na Zona Oeste do Recife, recebeu cinco vítimas, e todas se encontram estáveis;
- UPA de Nova Descoberta, na Zona Norte da capital pernambucana, recebeu três vítimas, que foram transferidas para outros hospitais de nomes não informados;
- UPA da Caxangá, na Zona Oeste do Recife, recebeu quatro pacientes, incluindo a gestante, que foi transferida para o Hospital Barão de Lucena, no bairro da Iputinga, na mesma região da cidade;
- O Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, na área central da cidade, recebeu nove pessoas, sendo oito adultos e uma criança de 4 anos. Os pacientes apresentam politrauma e chegaram ao hospital conscientes. O quadro geral de saúde deles é estável, segundo a unidade.
Os nomes das vítimas não foram divulgados, mas, no HR, a TV Globo confirmou identificar quatro das pessoas feridas:
- José Carlos: 59 anos, vigilante;
- Isabel Antônia dos Santos: 51 anos, dona de casa;
- Fábio da Silva Barros: 39 anos;
- Lucimar da Silva Barros: 66 anos.
Por meio de nota, a igreja lamentou o acidente:
“O Santuário de Nossa Senhora da Conceição se une aos moradores do nosso amado morro neste momento. De imediato, estamos ao lado das vítimas e de seus familiares, nossa prioridade. Equipes de socorro estão presentes numa força-tarefa em atendimento deste trágico acidente. Que as nossas orações sejam elevadas a Deus por intercessão da Imaculada Conceição”, diz a nota.
Ainda será investigada a causa do desabamento, que aconteceu 99 dias antes da Festa do Morro, em homenagem à Nossa Senhora da Conceição Há seis dias, foi finalizada a instalação das placas solares no teto do santuário, segundo uma postagem do perfil da igreja no Instagram.
A empresa que instalou as placas solares, a SunBrasil, disse que tinha laudo autorizando obra. Por meio de nota, a empresa manifestou pesar e disse que “está atuando firmemente para esclarecer as circunstâncias e razões do acidente, prestando o máximo de apoio”.
O Corpo de Bombeiros enviou 32 militares ao local do acidente, para onde também foram 15 policiais militares. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Defesa Civil também foram para a área do desabamento, de acordo com o Centro de Operações do Recife (COP). A prefeitura do Recife declarou luto de três dias.