Território da Cadeia Produtiva do Feijão do Agreste Meridional”
Trata-se do projeto da cadeia produtiva do território do feijão do agreste meridional de Pernambuco. Somos organizados em 12 municípios sendo eles Garanhuns, Caétes, Jupi, Jucati, Lajedo, Calçado, São Bento do Una, Ibirajuba, Jurema, Canhotinho, São João e Angelim.
Este projeto é da sociedade civil organizada, dentro destes municípios existem os conselhos municipais de desenvolvimentos Rurais sustentáveis, onde reúnem as associações rurais daqueles municípios para tomar decisões desenvolver os projetos com parcerias municipal, estadual, federal e privada.
Esses Conselhos Rurais, Sindicatos, IPAs e as Secretarias de Agricultura, formam o território do feijão dos municípios citados acima, como os maiores produtores de feijão do estado de Pernambuco, e nesse território buscamos a melhora e a valorização dos agricultores e agricultoras, principalmente na nossa cultura principal que é o feijão buscando melhorar toda a Cadeia Produtiva em especial os Preços/Comercialização.
Criamos uma Cooperativa à Coopaf – Cooperativa da Agricultura Familiar, localizada com sua Sede na Cidade de São João-PE.
E a mesma atende a produtores dos 12 municípios. Criamos no ultimo dia 19/02/2015 o nosso modelo de embalagem de feijão que vamos comercializar a partir de setembro/2015.
Precisamos de espaço nas redes para divulgar nosso projeto. QUERO LEMBRAR QUE SOMOS ORGANIZADOS EM MAIS DE 120 ASSOCIAÇÕES DESTES MUNICÍPIOS E TODAS SEM FINS LUCRATIVOS, o governo citado ai são parceiros que temos nesses espaços de discussão, para negociarmos para que os mesmos atendam nossos pedidos.
Esse projeto é para tentarmos diminuir a ação do atravessador que compra nossos produtos do preço que eles determinam bem abaixo do valor real, e revende após beneficiado as grandes redes de supermecados, ganhando alto em cima do trabalho suado do homem e a mulher do campo, que anualmente tem diversos prejuízos com os preços baixo.
O Projeto faz parte também do Programa Territórios Produtivos do Governo do Estado, em parceria com o ProRural e Banco Mundial.
Coisas de Timbaúba e Região