Socioeducar e oferecer oportunidades para uma vida melhor são alguns dos objetivos do curso “Artesanato em Material Reciclável”, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE), para um grupo de 12 socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba, cidade da Zona da Mata de Pernambuco.
A iniciativa é resultado de parceria entre o Senar/PE e a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase/PE). As aulas aconteceram entre os dias 19 e 23. “Estamos capacitando os socioeducandos para atuarem como artesãos. Nesse caso, a educação profissionalizante vem como instrumento de ocupação e de conscientização ambiental, colaborando com a reinserção social dos jovens”, explica o superintendente do Senar/PE, Adriano Moraes.
Entre os produtos confeccionados pelos adolescentes estão brinquedos e artes populares, e objetos decorativos, como borboletas ornamentais, mamulengos e o famoso rói-rói. Todos os itens usados na produção são reciclados que seriam destinados ao lixo.
Segundo o instrutor de Artesanato Reciclado, Vladimir Caroba, o curso desperta o interesse para o empreendedorismo e para o reaproveitamento de materiais antes descartados. “É gratificante ver o envolvimento de todos no aprendizado e a vontade de mudar de vida”, enfatizou o instrutor.
De acordo com a psicóloga do Case, Karollyne Bezerra, a ação só traz benefícios. “Além de aprenderem uma profissão e receberem certificados, eles passam a se sentir úteis”, avaliou. “Nossa, era lixo e agora está bonito” é um dos relatos dos alunos, o jovem A.S. de 19 anos. Interessado, ele conta que descobriu no treinamento a possibilidade de um futuro mais digno
Coisas de Timbaúba e Região