O prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), está entre a lista de prefeitos que devem ser convocados para depor na CPI da Pandemia no Senado. A convocação deve ser votada nesta quinta-feira (26) e parece ser unanimidade entre os senadores governistas, de oposição e independentes.
Além de Geraldo, os senadores também votarão a convocação dos prefeitos de Aracajú, Macapá, Rio Branco, Fortaleza e São Luís. Também devem ser convocados os governadores Wilson Lima (PSC-AM), Cláudio Castro (PSC-RJ), Ibaneis Rocha (MDB-DF), Eduardo Leite (PSDB-RS), Antonio Denarium (PSL-RR), Marcos Rocha (PSL-RO), Mauro Carlesse (PSL-TO), Carlos Moisés (PSL-SC), Helder Barbalho (MDB-PA) e Waldez Goes (PDT-AP), além do ex-governador Wilson Witzel (PSC-RJ).
O Ministério Público Federal denunciou o ex-secretário de Saúde do Recife na gestão de Geraldo, Jailson Correia, e mais dois ex-servidores e três empresários à Justiça Federal. Eles são investigados pelas irregularidades na compra de 500 respiradores sem certificado da Anvisa, que foram vendidos por uma empresa MEI apontada como de fachada. Geraldo deve ser convocado para explicar as ilegalidades na compra desses respiradores, que foram apontadas pela Operação Apneia da Polícia Federal
Segundo o presidente da CPI, senador Omar Aziz, serão convocados todos os governadores, prefeitos e ex-prefeitos cujas gestões tenham sido alvo de investigações da Polícia Federal por suspeita de ilegalidades nos gastos do combate à Covid-19.
Do: Pernambuco em Pauta