O setor de panificação do supermercado Bompreço, em Candeias, está interditado por cinco dias a partir desta segunda-feira (13). A decisão foi tomada imediatamente após uma operação de equipes do Procon e da Vigilância Sanitária de Jaboatão dos Guararapes. O motivo foi à comercialização de produtos impróprios para o consumo humano e com data de validade vencida. A ação foi baseada na lei federal de número 8078/90 e no decreto de número 2181/97, que estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social.
Toda a produção relacionada à padaria do estabelecimento também está suspensa e uma multa de R$ 50 mil será aplicada ao Bompreço, que poderá recorrer da decisão. De acordo com a secretária executiva de Defesa do Consumidor de Jaboatão, Débora Albuquerque, o motivo da interdição foram as constantes denúncias recebidas e atestadas pelo órgão municipal.
“Recebemos inúmeras queixas de que o supermercado estaria adulterando a validade de produtos, o que confirmamos em nossa operação. Além disso, encontramos sacos de pão à venda com baratas dentro da embalagem. Isso só corrobora com a nossa decisão em interditar o local”, afirma.
Segundo Débora, o estabelecimento comercial possui um extenso histórico de irregularidades. “Infelizmente há tempos que encontramos problemas nessa unidade. Observamos que foram feitas algumas melhorias na Câmara Frigorifica, mas a quantidade de reincidências durante o ano é muito grande. A impressão que temos é que se todos os dias o Procon viesse aqui, encontraria irregularidades”, finalizou.
Do JC Online
Coisas de Timbaúba e Região