O governo do Estado divulgou nesta quinta-feira (09), que os bares e restaurantes podem reabrir a partir do dia 20 de julho, desde que sigam as medidas sanitárias previstas (que serão divulgadas nesta sexta) e com 50% da capacidade máxima dos ambientes. As regras são válidas também para restaurantes em shoppings e praças de alimentação. O anúncio foi feito pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Bruno Schwambach, em entrevista coletiva no Palácio do Campo das Princesas. O setor está com funcionamento presencial suspenso desde o dia 21 de março, como medida do Governo do Estado para conter o avanço do novo coronavírus.
Pelo cronograma inicial do Plano de Convivência com a covid-19, previsão era de que os bares e restaurantes retornassem na etapa 7. No dia 18 de junho, o governo anunciou que a reabertura passaria a integrar a fase 6 do plano, com previsão sem martelo batido para o dia 6 de julho. Mas, com uma demora maior para a liberação da fase 5, a etapa 6 foi empurrada. Desde o início, o governo não determina datas de forma antecipada para cada fase.
O anúncio do governo estadual definindo a data de reabertura dos bares e restaurantes foi realizado no mesmo dia em que uma carreata de protesto percorreu as ruas da Zona Norte do Recife até o Palácio do Campo das Princesas. Após o ato, uma comissão formada por dirigentes locais da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE) foi recebida no final da manhã na sede do governo estadual pelo secretário-executivo da Casa Civil, Eduardo Figueiredo.
A comissão entregou uma carta dirigida ao governador Paulo Câmara com as reivindicações da categoria. Os empresários alegam o momento de dificuldade que atravessam, com cerca de 50 mil trabalhadores demitidos desde o último mês de abril.
Rádio Jornal UOL
Coisas de Timbaúba e Região