Sem casos confirmados da doença em Pernambuco, a Secretaria de Saúde informou, por meio de boletim, que em 11 dias foi notificada com 22 casos suspeitos de Covid-19. Destes, até o momento, já foram descartadas 16 suspeitas e outras 6 seguem em investigação. Os pacientes que estão sendo acompanhados têm histórico de passagem pela França, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha e Suíça – países com transmissão local do vírus.
O boletim da Secretaria detalha, ainda, que os casos notificados estão sendo tratados em serviços de saúde privados do Recife e de Olinda e no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc). “Apenas um caso não chegou a ser admitido em nenhum serviço – a coleta do material laboratorial foi feita na residência por uma equipe do município na própria residência”, explica.
Dos pacientes em investigação, 3 estão em isolamento hospitalar em unidades privadas. O restante, após receber as devidas orientações, foram encaminhados para isolamento domiciliar. Estes devem ser monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária dos municípios em que residem (2 do Recife e 1 de Jaboatão). A Secretaria de Saúde do Estado destacou que todos os pacientes suspeitos apresentam quadros de saúde estáveis e com boa evolução clínica.
Dos 22 casos suspeitos, 10 são do sexo masculino e 12 são do sexo feminino.
Doenças respiratórias
Uma passagem do boletim destaca que os tipos antigos de coronavírus são responsáveis por uma parcela considerável das infecções no mundo. “Dos 16 casos descartados, 3 não positivaram para nenhum vírus respiratório, 5 foram positivos para influenza B e 5 para influenza A(H1N1), 1 para rinovírus. Um caso foi positivo para beta coronavírus OC43 (resultado do Instituto Evandro Chagas, do Pará) e outro para o alpha coronavírus 229E – dois tipos de coronavírus já conhecidos anteriormente e com circulação sazonal no mundo, sendo diferente do novo coronavírus (covid-19). Importante destacar que os tipos antigos de coronavírus são responsáveis por cerca de 10% das infecções respiratórias no mundo e que o OC43 e o 229E são conhecidos por casos leves e moderados”.
Geografia
Dos casos investigados, 5 são residentes no Recife e permanecem em investigação, 9 foram descartados, mas também são do Recife. 2 são de Olinda, mas foram descartados, Jaboatão dos Guararapes teve 1 caso descartado e tem 1 em investigação, Caruaru teve 1 caso descartado, Vitória de Santo Antão teve 1 caso descartado.
Coisas de Timbaúba e Região