Meteoro brilhante é visto no céu do Sertão de Pernambuco

Um grande bólido, um meteoro brilhante que explode na atmosfera, foi observado no céu do Sertão de Pernambuco, na noite de quarta-feira (15). Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) – organização que cataloga e estuda meteoros vistos no País – o fenômeno ocorreu às 18h59 (horário de Brasília). 

Bólidos são considerados raros e costumam ser observados cerca de oito vezes por ano no Brasil, embora um do tamanho visto nessa quarta seja ainda mais incomum. Em entrevista por telefone à Folha de Pernambuco, o astrônomo e diretor técnico da Bramon, Marcelo Zurita, explicou que as estimativas serão concluídas pela rede, mas as informações iniciais apontam para um bólido de meio metro de diâmetro, que cortou a atmosfera a uma velocidade de 20 km/s – o equivalente a 72 mil km/h.


“Ainda precisamos detalhar essas análises para obter valores mais precisos”, explicou o pesquisador ao comparar o tamanho do bólido ao de um forno micro-ondas. “Vamos medir a luminosidade do bólido e calcular a velocidade em vários trechos onde foi registrado. Esse processo exige um pouco mais de tempo”, completou Marcelo.


Coisas de Timbaúba e Região
error: O conteúdo está protegido. ©coisasdetimbauba