Foi inaugurada na manhã de hoje (16) pelo secretário da Criança e da Juventude, Pedro Eurico, a unidade de internação da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), localizada em Timbaúba, na Zona da Mata Morte do Estado. O novo centro, que está entre um dos mais modernos do país, tem capacidade para 84 adolescentes entre 15 e 17 anos do sexo masculino e segue as exigências do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Entre as autoridades presentes no local estavam o secretário da Casa Civil, Luciano Vasques, que representou o Governador João Lyra Neto, o presidente da Funase Eutácio Borges, o juiz da Vara da Infância e Juventude Humberto Vasconcelos, o prefeito de Timbaúba Júnior Rodrigues e o vigário Antônio Inácio Pereira.
Vinte e seis socioeducandos, que estavam sendo atendidos no antigo Case Timbaúba, já
serão
transferidos para a nova unidade na tarde desta terça-feira. Outros 42 internos, naturais de cidades da Mata Norte, também serão encaminhados para continuarem o cumprimento da medida socioeducativa.
A nova unidade será a primeira no Estado a contar com a atuação de um Grupo Comunitário de Apoio e Acompanhamento de execução das medidas socioeducativas, formado por cinco representantes voluntários com mandato de 12 meses. Eles irão operar apresentando propostas de melhorias a serem desenvolvidas na unidade. Os projetos serão analisados pela Funase e, se aprovados, serão executados. A intenção é que, pelo menos, mais duas unidades iniciem os trabalhos do Grupo Comunitário de Apoio até o final deste ano. Os Cases Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Petrolina e Vitória de Santo Antão são alguns dos centros que já estão na rota do projeto.
Por: Virgínia Gonzaga Assessora de Imprensa / Funase
Coisas de Timbaúba e Região