Um homem de 53 anos encontrado soterrado por escombros do prédio que desabou em Olinda foi resgatado com vida na manhã desta sexta (28) pelos bombeiros A vítima, identificada apenas como Ebenezer, foi levado ao Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, na região central do Recife.
Em nota, a unidade de saúde informou que o paciente deu entrada às 9h, com um trauma na perna esquerda, necessitando passar por um procedimento cirúrgico. O estado de saúde é considerado estável.
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ele conseguia sentir as pernas e mexer os dedos do pé no momento do resgate.
Ebenezer estava falando, consciente e orientado, segundo o médico Marcos Pablo, do Samu. Ao ser encontrado, por volta da meia-noite, o ferido tinha um desconforto respiratório. Por isso, ele recebeu uma máscara de oxigênio. Ele foi monitorado a cada 30 minutos até ser resgatado
A esposa de Ebenezer é uma das vítimas buscadas em meio aos escombros, segundo o major Osvaldo Carneiro, supervisor de operações do Corpo de Bombeiros.
O desabamento aconteceu por volta das 22h da quinta (27). Na manhã desta sexta (28), os bombeiros ainda buscam outras quatro pessoas, todas mulheres. De acordo com a Defesa Civil de Olinda, oito dos 16 apartamentos desabaram.
Ainda segundo a Defesa Civil, o imóvel estava interditado desde 2000.
Vítimas do desabamento
⏩ Adolescente de 13 anos, encontrado morto;
⏩ Homem de 32 anos, achado morto;
⏩ Ebenezer, de 53 anos, resgatado vivo e levado para o Hospital da Restauração. Vai passar por procedimento cirúrgico, mas o estado de saúde é considerado estável, segundo a unidade de saúde;
⏩ Um homem de 45 anos, que deu entrada na Unidade de Trauma do Hospital da Restauração às 23h57. De acordo com a unidade de saúde, sofreu uma fratura na mão, passou por cirurgia na manhã desta sexta (28) e tem quadro de saúde considerado estável;
⏩ Duas mulheres de 25 anos encaminhadas para a UPA da PE-15, em Olinda: chegaram à meia-noite e tiveram alta às 2h;
⏩ Uma mulher de 30 anos levada para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, na Região Metropolitana. De acordo com a unidade de saúde, ela segue em observação, com quadro estável, sem gravidade.
⏩ Quatro pessoas ainda desaparecidas em meio aos escombros.
G1PE