Galo da Madrugada ganha as ruas do Centro do Recife

Quando o som dos clarins e trombetas anunciarem a passagem da alegoria do Galo da Madrugada, neste sábado de Zé Pereira, milhares de foliões já estarão nas ruas do Centro do Recife para reverenciar o rei do carnaval pernambucano pelo 38ª ano consecutivo. A ideia da produção da festa é brincar com a imaginação dos carnavalescos, como se fossem todos súditos em uma grande corte para dar boas vindas a reis e rainhas. Os instrumentos estarão no carro abre-alas e serão tocados por músicos fantasiados de mosquiteiros.

O Galo, mais brilhante que nunca, estará no carro alegórico seguinte repleto de lantejoulas nas cores roxa, vermelha e dourada. A alegoria gigante que parece ganhar vida no carnaval também movimentará a cabeça em um ângulo de 90 graus, além das asas, como numa reverência à multidão que escolheu o dia para frevar ao longo de nove horas. Na Ponte Duarte Coelho, a outra alegoria do Galo recepciona os foliões vestido de fraque preto, em alusão ao Maestro Spok, um dos homenageados do carnaval do Recife. A mistura de preto com dourado da roupa é em lembrança a outro homenageado, o Clube Bola de Ouro.

Asas da América, asas para o frevo é o tema da festa deste ano. Chamado de maior bloco de carnaval do mundo, o Galo chega ainda maior. Ao invés de quatro carros alegóricos como nos anos anteriores, o desfile contará com seis. Elementos do frevo, como sombrinhas, além de símbolos de Caruaru, como balões de São João e literatura de cordel, estarão nas alegorias como lembrança ao homenageado do bloco, Carlos Fernando, natural da cidade do Agreste e criador do projeto Asas da América.

Um banho de cheiro de verdade vai tomar conta das ruas partindo do esguicho de uma grande flor, relembrando uma prática de antigos carnavais e um dos maiores sucessos de Carlos Fernando, eternizado na voz de Elba Ramalho. Bonecos gigantes de Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna e Eduardo Campos homenagearão os três personagens que marcaram a história do pernambucano.

Trinta trios elétricos desfilarão pelas ruas desafiando o calor do Sábado de Zé Pereira. Entre as atrações Fafá de Belém, Maestro Spok, Musa, João do Morro, Marrom Brasileiro e Margareth Menezes. O roteiro continua o mesmo de anos anteriores, ocupando seis bairros, com concentração maior no Cabanga, São José, Santo Antônio, Coelhos, Coque, Recife Antigo e Boa Vista.



Coisas de Timbaúba e Região
error: O conteúdo está protegido. ©coisasdetimbauba