Filho adolescente que doa cabelo para a mãe emociona e viraliza nas redes. O Joaquim, de apenas 13 anos, ficou 4 anos cultivando os fios para levar alegria à mãe dele, que tem uma doença autoimune e vivia triste. Como ela está perdendo muito cabelo, o rapaz quis fazer um megahair para ela.
A ideia de Joaquim surgiu depois que ele viu a mãe chorando no banheiro. Ele percebeu o quanto ela estava sofrendo e tomou a decisão: “Vou deixar meu cabelo crescer, pois você vai ter os meus” – disse o garoto para Ana Carolina Dias Calligaris. E deu certo.
O vídeo que mostra a reação de Joaquim ao ver a mãe pela primeira vez com o cabelo dele viralizou nas redes sociais. Nas imagens, ele a abraça e não consegue conter as lágrimas, mostrando satisfação com o resultado.
Ela se sentiu protegida
A reação dela foi uma mistura de surpresa, gratidão e profunda emoção. Não poderia estar mais orgulhosa com a atitude de seu filho.
“Eu fiquei muito orgulhosa ao ver um gesto tão lindo vindo de uma criança tão jovem, e me senti muito protegida e amada”, compartilhou a mãe ao g1.
Ansiedade para cabelo crescer
A cada mês que passava e os fios do filho cresciam, a ansiedade de Joaquim só aumentava.
“Ele sempre perguntava se o tamanho já estava bom, até que medimos 70 centímetros em casa”, contou a mãe.
Este ano, o momento de cortar o cabelo chegou e também foi registrado por Ana. O vídeo dela também viralizou e já chegou a mais de 11 milhões de visualizações.
Novos cuidados
Agora com os fios novos, Ana Carolina iniciou uma nova rotina de cuidados com o cabelo.
Ela usa um bom shampoo e lava com muito cuidado e delicadeza o couro cabeludo e as madeixas.
Na hora de pentear, separa os cabelos em mechas e escova uma de cada vez. Isso porque movimentos fortes podem danificar o megahair.
Para secar, ela utiliza uma ponteira especial no secador para não estragar os fios.
“Confortar a pessoa que mais ama na vida”
A decisão de Joaquim de deixar seu cabelo crescer só destacou a força do vínculo entre mãe e filho.
“Era como se ele tivesse entendido intuitivamente a importância de apoiar e confortar a pessoa que mais ama na vida, mesmo que isso significasse abrir mão de algo tão pessoal como o próprio cabelo”, disse Ana Carolina.