“Escola ainda é um risco muito alto”, diz cientista da UFPE sobre volta às aulas

“Nos novos estudos, o que a gente observou é que a escola ainda é um risco muito alto”. A fala é do cientista do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Jones Albuquerque, sobre os riscos da volta às aulas para crianças. Em entrevista ao programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, na manhã desta quinta-feira (23), o pesquisador citou um recente estudo que mostrou que o novo coronavírus infecta um terço menos as crianças, mas que as pessoas nesta faixa etária têm capacidade de transmitir o vírus três vezes mais.

O estudo, ao qual o pesquisador Jones Albuquerque se refere, divulgado na semana passada e realizado no Coreia do Sul, mostra que crianças menores de dez anos transmitem a doença com menos frequência, mas, em compensação, as maiores têm o mesmo poder de espalhar o coronavírus que adultos. Os pesquisadores identificaram 5.706 pessoas que primeiro relataram os sintomas da doença entre 20 de janeiro e 27 de março de 2020, quando as escolas foram fechadas.
Em seguida, eles fizeram o rastreio de 59.073 contatos desses casos e observaram que crianças com menos de dez anos tinham aproximadamente metade da probabilidade de um adulto de transmitir a covid-19. “As crianças vão a óbito numa proporção baixa, basta olhar os dados da secretaria de saúde. Então, em uma escola, pode ser uma criança (que faleça devido ao novo coronavírus). Mas você vai querer apostar se vai ser o seu filho? Duvido que uma mãe faça isso”, disse Jones.

Nessa quarta-feira (22), o prefeito do Recife, Geraldo Julio, disse que ainda não há previsão para o retorno nas atividades escolares na capital. Em paralelo, o Governo de Pernambuco, responsável por bater o martelo sobre o retorno das aulas, mesmo sem definir data, divulgou um protocolo sobre a volta às aulas. Medidas como uso obrigatório de máscara por alunos, professores e funcionários e distanciamento mínimo de 1,5 metro dos estudantes em sala de aula são algumas das regras.
     FOTO: JAILTON JR/JC IMAGEM
Coisas de Timbaúba e Região
error: O conteúdo está protegido. ©coisasdetimbauba