EREM Timbaúba faz a diferença e se destaca no Enem 2015

É de Timbaúba, Mata do Estado, a unidade de ensino da Rede Estadual que obteve uma das dez melhores médias das escolas públicas de Pernambuco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2015. A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Timbaúba ficou na décima colocação do ranking estadual, liderado pelo Colégio de Aplicação da UFPE, segui do Colégio de Aplicação do Recife e Colégio Militar do Recife. A lista foi divulgada nesta terça-feira (04) pelo Ministério de Educação (MEC).

A EREM fica localizada bem no Centro da cidade. Fundada há dez anos, ela atualmente é composta por 593 alunos do 1º ao 3º ano, 26 professores, e conta com biblioteca, sala de leitura, laboratórios de informática, biologia, física, matemática e uma quadra esportiva. Integrante da instituição desde a sua fundação e gestor há três anos, Maurício José Rodrigues explicou como o Exame é encarado pela comunidade escolar.  “Um dos pontos mais importantes da nossa escola é o amor dos professores pela profissão. Eles formam um grupo que acompanha os alunos em todo o período que eles passam dentro da unidade e fora dela. Para se ter uma ideia, no dia da aplicação do Enem nós nos programamos para dar um abraço e palavras de incentivo em todos os locais de prova. Somos, antes de tudo, uma grande família”, contou, ainda emocionado com o resultado.

Além de todo o apoio pedagógico e emocional do corpo docente, os alunos se preparam para o Exame realizando simulados como o Missão Universitária (Missu), Hora do Enem, além dos que são realizados pela própria unidade de ensino bimestralmente para todos os alunos. “Aqui, eles se preparam para o Exame desde o primeiro ano. Todos, sem exceção, participam dos projetos da escola, pois acreditamos que os três anos devem ser de preparação para todas séries”, acrescenta Maurício. De acordo com ele, em 2015, cerca de 170 estudantes do último ano do Ensino Médio da EREM fizeram vestibular. Desses, 102 foram aprovados em universidades públicas e privadas do Estado.

“Estamos em festa com esse resultado. A sensação é de que tudo valeu a pena, de dever cumprido. É muito gratificante para nós, professores, trabalhar e ver este tipo de reconhecimento. Aqui, a nossa família quer que o aluno cresça, que ele saia da escola direto para a universidade e brilhe lá fora. Fazemos uma parceria tão linda com eles, que vibramos as aprovações como se fossem dos nossos filhos”, declarou a professora de geografia da escola, Maria Severina Gomes.

Evelyn Cristina Moura, de 17 anos, e Gildean Famázio Araújo, de 18, cursam o terceiro ano e pretendem entrar para a estatística de aprovados da EREM neste ano. “Eu acredito que aqui o diferencial é que o professor não é o detentor do conhecimento, mas o mediador. Nos sentimos à vontade para tirar as nossas dúvidas em qualquer horário dentro e fora da escola. Até grupos em redes sociais eles (os professores) criaram para nos ajudar. Sem dúvidas é um local que te dá todo o suporte para uma prova tão importante como o Enem. Saí de uma escola privada para entrar aqui e não me arrependo”, contou Gildean.



www.educacao.pe.gov.br/

Coisas de Timbaúba e Região
error: O conteúdo está protegido. ©coisasdetimbauba