Dr. Edson Meneses (Especialidades Clínicas)
|
Blog: Dr. Edson Meneses seria possível contaminação por pelos de gato como sugere o caso Wagner?
Dr. Edson: É um caso estranho, mas pode sim ter ocorrido a contaminação desse rapaz através do gato. Na literatura científica há várias doenças transmitidas pelos gatos, por exemplo, Toxoplasma Gondii, leishmaniose, esporotricose, etc que são parasitas, os quais quando infectam os gatos podem ser transmitidos para outros seres vivos, como os seres humanos.
Qual as principais forma de contaminação?
Os gatos podem hospedar esses parasitas em seu corpo e podem não apresentar sintomas clínicos. A contaminação humana pode ocorrer pelo contato com esses parasitas, através das fezes e secreções dos gatos, alimentos contaminados pelo gato e através dos pêlos deles.
A transmissão através dos pêlos dos gatos não é comum, mas eles podem estar ou serem contaminados pelas fezes e secreções do animal.
A questão da impossibilidade do rapaz se locomover?
Wagner 23 anos,enfermo em sua residência |
Os principais sintomas apresentados na matéria que é a incontinência e a impossibilidade de se locomover pode ser uma consequência do contato do rapaz com algum parasita.
É importante deixar claro também que, os parasitas podem ser transmitidos de diversas formas e não apenas através dos gatos, então é preciso fazer uma investigação correta sobre o que realmente aconteceu para que as medidas preventivas sejam tomadas.
Existe algum relato sobre casos parecidos com o de Wagner?
Não há na literatura nada relatando sobre casos assim como o desse rapaz e acredito que seja improvável os pêlos conseguirem chegar ao cérebro principalmente por causa da barreira hematoencefálica, a qual é altamente seletiva.
Exames complementares ajudaria no diagnóstico?
É difícil para mim julgar a conduta de outro profissional, além do mais baseado apenas nas informações contidas na matéria sem eu ter feito um exame clínico no rapaz ou uma anamnese. Sim exames poderiam ser feitos para descobrir se ele tem ou não algum parasita no corpo, mas não sei se ele fez.
E a questão da tomografia mostrada na foto?
Sobre a tomografia que é mostrada na matéria ela precisa ser melhor analisada para poder fechar o diagnóstico.