Datafolha: Aécio tem larga vantagem no DF

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (17) mostra que o presidenciável do PSDB, Aécio Neves tem larga vantagem sobre a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) no Distrito Federal enquanto que no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul o quadro é de empate técnico.
No DF, Aécio tem 65% contra 35% de Dilma. Esses índices desconsideram os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos em procedimento similar ao adotado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Quando os votos brancos, nulos e indecisos são considerados, Aécio atinge 57% da preferência dos pesquisados ante 31% de Dilma. Brancos e nulos somaram 7% e não sabem ou não responderam 6%. 

O estudo foi encomendado pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo. Foram ouvidos 1.217 eleitores no DF no último dia 15 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Eleitoral Regional do DF sob o número DF-00083/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE): BR-01098/2014.
Equilíbriio no RJ e no RS
Nos estados do Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul,  o equilíbrio entre Dilma Rousseff e Aécio Neves é a tônica da pesquisa Datafolha. No primeiro estado, a petista tem leve vantagem de 51% contra 49% de Aécio, excluídos os votos brancos, nulos e os indecisos. Quando estes são considerados, Dilma mantém dois pontos de vantagem – dentro da margem de erro que é de três pontos percentuais: 43% a 41%. Aqui, brancos e nulos somam 9% e 6% não souberam ou não responderam em quem vão votar no segundo turno.
No RJ, o Datafolha ouviu 1.486 eleitores em 36 municípios no dia 15 de outubro. O levantamento foi registrado no Tribunal Eleitoral Regional (TRE) local sob o número RJ-00069/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE): BR-01098/2014.
Já no Rio Grande do Sul, a vantagem de dois pontos porcentuais migra para Aécio Neves. Sem considerar os votos brancos, nulos ou indecisos, o tucano é citado por 51% dos gaúchos enquanto Dilma é a preferida de 49%. 
No primeiro turno, a presidente Dilma Rousseff venceu as eleições no Rio Grande do Sul recebendo 43% dos votos enquanto Aécio Neves teve 41% e Marina Silva ficou em terceiro, com 12%.

    Coisas de Timbaúba e Região
    error: O conteúdo está protegido. ©coisasdetimbauba