Um menino de 11 anos perdeu um dos dedos da mão direita depois que uma bomba encontrada dentro da sede do Sport Club do Recife explodiu logo depois de o garoto passar por um dos portões de acesso, no bairro da Ilha do Retiro, no Recife. O incidente aconteceu na manhã desta quinta (12).
Segundo o pai da criança, o operador de máquinas Estevão Francisco de Araújo, o artefato foi encontrado pelo garoto dentro do clube, perto da quadra de basquete, e estourou na saída do local.
O g1 procurou o Sport Club do Recife, que respondeu por meio de nota que se “solidariza com o jovem Erick Gabriel e sua família após o ocorrido na manhã desta quinta-feira, nas imediações da Ilha do Retiro”
Erick Gabriel Gomes de Araújo, mais conhecido como Lalo, estava numa aula de futsal na sede do clube. Ele mora na comunidade de Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro, e faz parte de um projeto social do Sport em parceria com a Escola Municipal Mércia de Albuquerque, próxima ao estádio.
Nas imagens, é possível ver quando Lalo cruza o portão de saída do clube com mais duas crianças e, logo depois, a bomba explode.
Em entrevista à TV Globo, o pai do menino disse que o filho participa, duas vezes por semana, de treinos na sede do clube e tem o sonho de ser jogador de futebol.
Logo após a explosão, o garoto foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na região central do Recife, onde foi submetido a uma cirurgia na tarde desta quinta.
Erick Gabriel perdeu o dedo indicador da mão direita na explosão e teve machucados no dedo polegar. Os estilhaços também atingiram outras partes do corpo, como o pescoço, o rosto e o tronco da criança.
“Quando a gente chegou no hospital e disseram que ele ia passar por uma cirurgia, o medo dele foi que não voltaria a escrever. Mas o médico disse que ele pode voltar, vai ter que aprender a escrever com os outros dedos”, explicou Estevão de Araújo. Ele acrescentou que a cirurgia durou duas horas e que o filho passa bem.
O Sport se pronunciou por meio de nota dizendo que se solidariza com a família.
“O clube fez contato com a mãe de Erick para se colocar à disposição e auxiliar no que for necessário neste momento, assim como se coloca à disposição também das autoridades competentes para auxiliar na apuração do caso o mais rapidamente possível. Um boletim de ocorrência foi registrado pelo clube visando a elucidação célere do incidente e a busca rápida pelos responsáveis”, diz o comunicado do Sport.