O Blog Coisas de Timbaúba vem acompanhando o dia-dia do casal que mora no lixão de Timbaúba, Damião José da Silva de 66 anos, foi capa da revista VEJA no ano de 1996, o mesmo foi fotografado comendo um rato e foi destaque no mundo inteiro.
– Eu comi muito rato gabiru, quando
o pessoal da revista chegou o lixão ainda era em Sapucaia e eles me viram comendo o rato e tiraram minha foto, Disse Damião.
A esposa de Damião a senhora Maria Madalena de 55 anos, disse que também experimentou os roedores e relatou que comia não porque gostava e sim porque não tinha outra opção.
O casal vive junto até hoje dividindo espaço com gados e urubus, o lixão mudou de local mas a vida dos dois continua a mesma, eles falam que está faltando comida no lixo e como a pouca comida no lixão eles podem voltar a comer ratos.
Trabalham coletando materiais recicláveis com ajuda de parentes que também vivem no local e chegam a ganhar em média R$ 15,00 por semana.
Recentemente o Blog flagrou pacotes de flocos de milho com embalagem furada por ratos, servidos como almoço e hoje foi percebido que a maioria dos produtos colhidos por eles no lixo estão com embalagens perfuradas, alimentos com data de validade vencidas entre outros produtos impróprios para o consumo humano.
Essa forma difícil de viver não tira a alegria deles, Dona Maria é muita falante já Sr. Damião adora visitas e disse que ficou feliz com a visitinha da equipe do Blog na véspera de natal no ano passado.
Você também pode ajuda-los doando alimentos não perecíveis.
Na foto abaixo: alimentos encontrados no lixo forma a feira da família
o casal de idosos recebendo fumaça da queima cotidiana do lixo
Os vizinhos: urubus,gado e fumaça muita fumaça
Coisas de Timbaúba e Região