Uma capivara foi vista tomando um banho de mar na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. As imagens, enviadas ao WhatsApp da TV Globo, mostram o animal, sozinho, “levando um caldo”, enquanto pulava e nadava embaixo das ondas, antes subir pela areia, em direção à área verde junto do calçadão da Av. Boa Viagem.
Os registros foram feitos na terça (5) por uma turma de beach tennis, nas imediações da entrada da Rua Benvinda de Farias. O professor do grupo, Rogério Freire, contou ao g1 que interrompeu a aula quando os alunos avistaram o roedor, por volta das 6h30.
“A gente pensou que era foca, que estava na beira da praia e podia ter encalhado. Quando a gente chegou próximo, viu que era uma capivara. Um detalhe é que, normalmente, elas andam em grupo, mas ela estava sozinha”, comentou Rogério.
A produtora cultural Cristine Olofsson, que ia participar da aula seguinte, disse que conduziu a capivara para fora da água com a ajuda de outras duas pessoas.
“Estava andando com a minha cachorra na beira da praia. Eu e mais um colega do nosso beach tennis fomos atrás porque vimos que ela ainda estava dentro da água. E apareceu um senhor. Cada um foi para um lado e a gente conseguiu que ela fosse em direção à areia. Aí ela subiu numa parte que tem um pouco de grama”, contou Cristine.
Segundo Cristine, logo após chegar ao gramado, o animal se escondeu e um dos alunos ligou para a Polícia Militar. Pouco tempo depois, ela disse que viu uma viatura da corporação passar no local e pediu para os agentes pararem.
“Os policiais desceram da viatura e deram uma olhada para ver se a encontravam. Ela [a capivara] certamente não voltou ao mar nem foi para a avenida”, disse Cristine.
O g1 procurou a Polícia Militar, que faz resgates de animais por meio da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), mas, até a última atualização desta reportagem, não obteve retorno.