Aliança- Secretaria de saúde inicia tratamento seletivo contra a esquistossomose

A partir desta segunda-feira a Secretaria Municipal de Saúde inicia o trabalho de tratamento seletivo contra casos de esquistossomose (infecção  causada por parasita) , no município de Aliança.
Um trabalho de tratamento coletivo já foi realizado anteriormente em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde nas   áreas que apresentaram um percentual de mais de 10% de casos confirmados da doença. Estas áreas receberam medicação e coletores para a realização de exames parasitológicos.
Este trabalho é realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde através do SANAR, Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas, Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Organização Mundial de Saúde (OMS), entre outras instituições.
                                                                      Ilustração
A Esquistossomose é uma doença transmissível, parasitária, causada por vermes trematódeos do gênero Schistosoma. Nos casos mais graves da fase crônica, o estado geral do paciente piora bastante, com emagrecimento, fraqueza acentuada e aumento do volume do abdômen, conhecido popularmente como barriga d’água. Só em 2010 foram registrados, em Pernambuco, 8.282 casos positivos de esquistossomose, com 186 óbitos.

Coisas de Timbaúba e Região
error: O conteúdo está protegido. ©coisasdetimbauba