Alerta para suspensão de concurso de Camutanga esbarra em acordo com promotorias

Prefeitos de municípios pernambucanos que estão com concursos públicos em andamento enfrentam um problema. Eles precisam cumprir duas recomendações distintas: a primeira é do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), que emitiu alerta de responsabilização, no dia 21 deste mês, e suspendeu os certames. A outra partiu do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que orientou , anteriormente, cidades a substituir trabalhadores contratados por servidores efetivos.
O TCE mandou suspender os certames, em virtude da necessidade de cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e enquadramento nos limites de gastos com pessoal. Por orientação do MPPE, prefeituras assinaram Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) e se comprometeram a realizar seleções este ano.
Diante desse dilema, as Prefeituras de Feira Nova e Camutanga, na Mata Norte de Pernambuco, já escolheram um lado. Decidiram manter os concursos públicos e vão ignorar o alerta de responsabilização expedido pelo TCE, no dia 21 deste mês.
Em Bom Jardim, no Agreste, a gestão municipal tende a seguir esse mesmo caminho. O chefe do Executivo pediu explicações à Secretaria de Assuntos Jurídicos do município. Como a administração pública também assinou um TAC para trocar os mais de 350 servidores contratados por efetivos, deverá seguir a recomendação do Ministério Público.
O secretário de Administração de Camutanga, José Mário Peixoto, justificou a decisão de manter o concurso, ressaltando que vai cumprir recomendação de contratar 110 servidores concursados depois de 20 anos sem seleção no município.  “Diante das duas ordens, tivemos que optar por seguir o termo já assinado. Temos que manter o compromisso”, declarou.
Em Paudalho,  na Mata Norte, a prefeitura não se pronunciou sobre a manutenção do concurso. A administração municipal aguarda informações da área jurídica. A seleção pretende contratar 321 servidores.
     Do: G1 PE
Coisas de Timbaúba e Região
error: O conteúdo está protegido. ©coisasdetimbauba