A cheia no Rio Capibaribe Mirim que Timbaúba não esperava

Na noite do sábado (14) a passagem na ponte molhada, que liga o Bairro Coronel Maranhão (Rua da Ponte) a Rua de São Pedro (centro da cidade) estava transcorrendo tudo normal, o dia não foi de chuva e carros, motos e pessoas passavam normalmente na ponte.

Por volta da 19:30 hs. de repente o rio começou a apresentar entulhos que chegavam rapidamente com uma água turva e muito forte, o nível do rio subiu em questão de minutos, a correnteza era muito forte. Algumas pessoas ainda estavam sem entender o que teria provocado esse aumento rápido. Mas o que aconteceu? durante todo o dia muita chuva nas cidade de Macaparana e São Vicente Férrer onde fica a nascente do rio Capibaribe Mirim.

O receio dos moradores era que a água continuasse a subir, mas por volta das 20:30 hs vieram os sinais que a água estava perdendo a força e as pessoas que moram nas proximidades da ponte molhada puderam ter uma noite de sono tranquilo.

Conheça um pouco sobre o Rio Capibaribe Mirim: O rio Capibaribe Mirim é um curso de água do estado de Pernambuco, Brasil, que drena a maior parte da bacia do rio Goiana, do qual é seu afluente. A nascente do rio se localiza no município de São Vicente Férrer. Até as proximidades de Timbaúba, o rio apresenta regime fluvial intermitente, a partir de onde se torna perene, até sua foz no município de Goiana. Tem aproximadamente 93 km de extensão.
Seus principais afluentes são, pela margem esquerda, riacho Banana, rio Mulungú, rio Tiúma, riacho Boqueirão, rio Água Torta e riacho També. Pela margem direita, destacam-se os riachos Seridó e Pindoba, e os rios Cruangi e Siriji. A área ao redor do rio é utilizada em diversos usos, como por exemplo em áreas da Usina Nossa Senhora das Maravilhas.
Coisas de Timbaúba e Região

Coisas de Timbaúba e Região
error: O conteúdo está protegido. ©coisasdetimbauba