As barracas foram instaladas na última quarta-feira (17) com o objetivo de guardar lugar na fila para uma Força Tarefa de recadastramento de retransmissoras de televisão que o Ministério das Comunicações irá fazer entre os dias 22 e 24 de setembro. Para garantir das primeiras senhas, algumas emissoras contrataram uma assessoria que está à frente da organização dos acampados. No primeiro dia, os cerca de 50 ocupantes fizeram refeições e utilizaram dois banheiros químicos.
Com a remoção das barracas na manhã desta quinta, os ocupantes se espalharam pela cidade e encontram apoio em um apartamento situado próximo à rua, onde esperam o momento de voltar com as barracas. Enquanto isso, a fila é formada por cadeiras na calçada. Segundo a Secon, na parte da noite, será analisada a possibilidade de retorno das barracas, desde que não atrapalhe a passagem de pedestres pela via.
O radialista João Sales, que está organizando o acampamento, falou na última quarta (17) ao Portal FolhaPE que, além de receber refeições diariamente, cada pessoa irá ganhar R$ 600 pelo serviço de guardar o lugar para os representantes das emissoras. “Algumas retransmissoras resolveram se antecipar e garantir as primeiras senhas, porque aqui em Pernambuco o mutirão irá atender canais de quatro estados, e com isso a procura na segunda-feira deve ser grande”, disse o profissional de comunicação, mas sem informar quais as emissoras estariam bancando o grupo.
Coisas de Timbaúba e Região