Bólido causa clarão no céu pernambucano

Um clarão pode visualizado no céu de todo o estado de Pernambuco, por volta das 22h30 desta quarta-feira (15), intrigou os internautas nas redes sociais. O termo Meteoro rapidamente se tornou o mais comentados no Twitter. Muita gente narrou o “clarão” como um relâmpago, muito rápido, mas que iluminou todo o céu.
a Agência de Águas e Clima, Apac, informou que não faz registros de descargas atmosféricas (raios). Já a Sociedade Astronômica Do Recife colocou um post no Facebook pedindo informações a quem por ventura tivesse testemunhado a passagem de um “bólido” (bola de fogo) no céu.
Uma explicação possível é tratar-se de um meteoro. Todos os anos, entre os dias 15 e 29 de outubro, a Terra passa por um grande fluxo de detritos deixados pelo famoso cometa Halley, que é o responsável por uma chuva de meteoros denominada Orionídeas. A área da terra onde fica mais visível é exatamente próxima ao Equador, onde fica a constelação de Orion (o Cinturão de Orion é popularmete conhecido como “As Três Marias”). Os dados são do site Galeria do Meteorito.
Ainda segundo o site, na noite de 12 de outubro, uma câmera da Nasa detectou um pedaço do cometa Halley se desintegrando na atmosfera sobre o Novo México, nos Estados Unidos. A bola de fogo era tão brilhante que foi possível vê-la mesmo com a grande luminosidade da Lua! Múltiplas câmeras seguiram o meteoróide, o que permitiu o cálculo de sua trajetória. Segundo especialistas, ele atingiu a atmosfera da Terra a 68 quilômetros por segundo e se desintegrou a 67,9 km acima


Coisas de Timbaúba e Região
error: O conteúdo está protegido. ©coisasdetimbauba