Vereador Ulisses denuncia e o CQC da Band vem a Timbaúba

O Vereador Ulisses estava sempre denunciando os descasos e abandonos no município de Timbaúba – PE, em vários órgãos competentes, contudo nunca obtendo respostas concretas dos mesmos e decidiu recorrer ao Programa da Rede Bandeirantes: Custe o Que Custar (C.Q.C) mais precisamente no quadro Proteste Já  em que vão atrás de denúncias sobre problemas em comunidades e cidades onde a população geralmente não tem voz. Devido aos fechamentos de quatro Escolas em Timbaúba que constam como ativas no site do INEPE órgão do Ministério da Educação recebendo recursos do FUNDEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica – que já ultrapassavam a casa dos R$ 7.000.000,00 – sete milhões de reais, inclusive uma das Escolas já não existe mais, pois foi desmoronada a mais de dois anos atrás na então gestão de Marinaldo Rosendo.

Segundo a denuncia crianças estão andando quilômetros para chegar a uma Escola mais próxima em distritos de outras cidades como Camutanga e Macaparana – PE. O Programa C.Q.C chegou em Timbaúba nesta terça –feira (12 de Maio) para averiguar a denúncia acima citada, onde eles foram nas quatros Escolas fechadas que são elas:

 – Escola Alice Muniz de Oliveira, localizada no Sítio Jundiá;
 – Escola Dom Vital, localizada no Engenho Coités;
 – Escola Felix Tavares de Oliveira, localizada no Sítio Guabiraba;
 – Escola Santa Inês Engenho União – desmoronada a mais de dois anos.

A equipe do Programa conversou com pais e alunos que relataram todo o sofrimento de andar quilômetros em baixo de sol escaldante, diz um dos pais: “Todas as manhãs tenho que tomar uma decisão, ou trabalho ou levo as crianças na Escola, porque à distância em levar e trazer as crianças dura em torno de 3 horas e, além disso, fico preocupado com o retorno delas a casa, pois voltam sozinhas da atual Escola. 

Comprovada a denúncia a equipe do Programa C.Q.C foi em busca de ouvir explicações do Prefeito de Timbaúba – Junior Rodrigues que não se encontrava no seu gabinete no momento e foram informados  que o prefeito teria viajado com secretária de educação para participar de uma reunião no Recife na Secretaria das Cidades e só retornaria na quinta-feira 14 de maio de 2015. Certificando que a tal reunião não existia  a equipe foi informada que o prefeito estaria participando da missa na Igreja Matriz  no horário da noite da terça-feira, ao qual foi abordado na saída pela a equipe do Programa C.Q.C.  Quando questionado Junior Rodrigues negou-se a falar com o repórter na rua dizendo que aquele não é seu local de trabalho e só falaria no gabinete, porém o repórter respondeu: a cidade é o ambiente de trabalho de qualquer prefeito e que transparência não deve ter hora nem lugar.

 Ao insistir na pergunta do porque terem fechado as Escolas e onde teriam parado os R$ 7.000.000,00 sete milhões de reais repassados pelo o FUNDEB a Prefeitura de Timbaúba, Junior Rodrigues empurrou o repórter dizendo para ele se afastar de seu carro e em seguida saiu em arrancada deixando a equipe do Programa C.Q.C sem respostas.

Segundo o Ministério da Educação as informações são atualizadas a cada dois meses para que os repasses sejam de acordo com o número de alunos matriculados e escolas em funcionamento, o que se comprovada o desvio da verba citada. O prefeito poderá ser cassado imediatamente pelos crimes de:
Prevaricação -art. 319 do código penal Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal:
Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa. 

Crime de desvio de verba pública federal. Artigo 1º, i do decreto-lei nº 201 /67.  que para o delito previsto no Decreto-Lei nº 201 /1967, art. 1º , inciso III (desvio de rendas… ou verbas públicas), a pena varia de 3 (três) meses a 3 (três) anos de detenção, enquanto no crime previsto… no inciso I.
Agora é aguardar e ver quais procedimentos serão tomados pelos os órgãos competentes e pela gestão municipal, sabemos que as comunidades querem suas Escolas de volta e a população espera que tudo isso não tenha sido em vão.

O Programa C.Q. C que vai ao ar na rede Bandeirantes (BAND) nesta segunda-feira 18 de Maio de 2015 às 22:h30min (10:30 da noite). 

O espaço também está aberto para o prefeito de Timbaúba caso desejar se pronunciar diante da denúncia.  
Email:blogcoisasdetimbaubape@hotmail.com.br



Na escola Dom Vital- Engenho Coités

                                                       Dom Vital- Eng. Coités

                               Vereador Ulisses que fez a denúcia ao C.Q.C.

               Uma humilde dona de casa mãe de um dos alunos sendo entrevistada
Escola Alice Muniz de Oliveira-Jundiá


                                                           Escola Alice Muniz de Oliveira-Jundiá

                                        Escola Alice Muniz de Oliveira-Jundiá

                         Em   Ruínas a mais de 2 anos Escola  Santa Innes Engenho União
    Informações e fotos: Vereador Ulisses Felinto
Coisas de Timbaúba e Região
error: O conteúdo está protegido. ©coisasdetimbauba