A exposição fotográfica do cortejo cultural do Movimento Mergulhão está percorrendo por algumas cidades de Pernambuco e Carpina também receberá as fotografias. A exposição começa hoje, na sede do Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional de Pernambuco – Comanas, a partir das 10h com a apresentação do Movimento Mergulhão. São 30 fotografias coloridas feitas pelos fotógrafos potiguares Rodrigo Sena e Vladimir Alexandre e um vídeo documentário da realização das atividades. A exposição ficará no Comanas até o dia 28 de agosto.
Movimento Mergulhão – O projeto foi realizado pela Prefeitura de Ferreiros, com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Justiça, com o intuito de revitalizar o cavalo-marinho na comunidade, que se encontrava extinto e existia apenas na memória de alguns mestres e fazedores da cultura popular. O projeto contou com oficinas de dança, teatro, música, canto e figurino, relacionadas ao folguedo. Para marcar o sucesso da iniciativa, foi realizado no dia 07 de dezembro de 2014, o cortejo cultural pelas ruas da cidade, onde as crianças e jovens apresentaram o seu cavalo-marinho.
O projeto encerrou o seu prazo, mas a Prefeitura Municipal de Ferreiros, através da Secretária de Educação e Cultura, deu continuidade ao movimento com recursos próprios. Hoje o município oferece aos jovens e crianças oficinas de percussão, dança e rabeca. Dessa forma, a cidade resgata a sua identidade cultural e trabalha a inclusão social na comunidade.
Local:
Comanas
Rodovia BR – 408 Km 76 , s/n, Bairro Novo – Carpina/PE
Coisas de Timbaúba e Região