Um incêndio destruiu quase todos os barracos da comunidade Construindo Sonhos, no Torreão, Zona Norte do Recife, na noite desta sexta-feira (13). O local abrigava 126 famílias há nove anos – apenas duas moradias não foram atingidas. Ninguém ficou ferido, mas muitos perderam a casa e todos os pertences.
Moradores fizeram um mutirão para pegar água de um canal vizinho e apagar as chamas. Também foram enviados ao local 18 carros do Corpo de Bombeiros e consumidos cerca de cem mil litros de água. Testemunhas contaram que as chamas começaram por volta das 20h30, em um fio que fica no beco, e já foram controladas.
Uma das moradoras, Joana D’Arc de Oliveira Gomes, estava em casa com o marido e a filha quando o incêndio começou, em frente ao barraco deles. Ela ouviu a gritaria dos vizinhos, abriu a porta e estava tudo pegando fogo no beco. Acordou o marido e pegou a filha que estava jantando e correram pela porta dos fundos. “Não consegui salvar nada”, disse. As vítimas foram levadas para duas associações de moradores da área para receber jantar e abrigo. A energia elétrica da área foi cortada, inclusive a do posto vizinho.
O Instituto de Criminalística (IC) e a Defesa Civil enviaram equipes ao local para analisar as causas e prestar assistência às vítimas. Também foi ao local a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Suassuna. Também havia ambulância do Samu na área para atender pessoas que passaram mal. Após o incêndio, havia muitos objetos jogados na rua.
De acordo com a coordenadora do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Carla Eduarda, há muito tempo os moradores da área lutavam junto à Prefeitura do Recife e Governo do Estado por um lugar para viver. Dois terrenos chegaram a ser prometidos, nos bairros de Nova Descoberta, Zona Norte, e Santo Amaro, centro.
Coisas de Timbaúba e Região