Trinta mil moradores de Macaparana sem agência bancária há 100 dias

Há cem dias, os cerca de 30 mil habitantes da cidade de Macaparana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, não contam com serviços bancários. A única agência instalada no município, do Banco do Brasil (BB) ainda não voltou a funcionar após ser praticamente destruída por bandidos.

Revoltados, moradores e comerciantes realizaram um protesto em frente à agência. As pessoas se sentem ainda mais inseguras ao terem que viajar até as cidades vizinhas de Vicência (distante 37 quilômetros) ou Timbaúba (a 24 quilômetros) para fazerem pagamentos, transferencias e saques. Em São Vicente Férrer, a apenas cinco quilômetros, o atendimento a moradores de foira foi proibido.  Com o hábito de realizar transações em moeda, o comércio local tem sofrido uma queda de 20 a 25% no movimento.


Por volta das 23h do dia cinco de abril, em uma ação violenta, cerca de 15 homens fortemente armados invadiram a cidade e se dividiu em grupos. Um explodiu a agência com explosivos potentes que danificaram a estrutura do prédio, localizado no centro da cidade. Com o impacto, pedaços de cédulas ficaram espalhadas pelas ruas do município. O outro grupo realizou tiroteios pelas ruas do município.

De acordo com a polícia, a ação foi orquestrada e durou cerca de duas horas, só terminando depois da 1h30 de hoje. Os bandidos levaram todo o conteúdo do cofre do Banco do Brasil de Macaparana. O valor roubado não foi divulgado. Na fuga, os criminosos ainda aterrorizaram os moradores da cidade, realizando mais disparos de arma de fogo. Os assaltantes também incendiaram um carro, e fecharam as duas entradas da cidade, que tem a segurança realizada por apenas seis policiais militares por dia.



Coisas de Timbaúba e Região
error: O conteúdo está protegido. ©coisasdetimbauba