Suspensão da Operação Carro-Pipa na Paraíba pode deixar 270 mil pessoas sem água

A Operação Carro-Pipa, que fornece água potável a 159 municípios da Paraíba, será suspensa a partir de segunda-feira (25) por falta de verbas. A medida pode afetar cerca de 270 mil pessoas. A interrupção começará pelos pipeiros individuais, que atendem 140 mil pessoas, enquanto as empresas continuarão o serviço até 2 de dezembro. 

O Exército Brasileiro afirmou que está buscando soluções para evitar o desabastecimento e está em contato com órgãos governamentais para garantir recursos. O presidente da Famup, George Coelho, anunciou que buscará apoio da bancada federal da Paraíba para garantir o financiamento necessário e evitar a falta de água.

Confira a nota do Exército:

JUSTIFICATIVA PARA FALTA DE RECURSO E CONSEQUENTE PARALISAÇÃO

“O Exército Brasileiro tem participação na Operação Carro-Pipa como órgão executor e vem envidando esforços para que não haja interrupção no fornecimento de água potável, além de estar em contato permanente com os órgãos governamentais, a fim de encontrar soluções para a disponibilização de recursos que possam atender a Operação.

Nos momentos em que ocorrem interrupções na Operação Pipa, tendo em vista a falta de créditos, faz-se necessário o reajuste dos planos de trabalhos que tem interferência direta nos valores a serem pagos aos pipeiros contratados.

Cabe destacar que a Operação atualmente atende uma população aproximada de 1.500.000 pessoas, distribuídas por cerca de 372 municípios e conta com 3.100 pipeiros que realizam a distribuição de água potável pelas zonas rurais das cidades do semiárido, participantes da Operação Carro-Pipa.”

error: O conteúdo está protegido. ©coisasdetimbauba