Um homem desembarcou no Porto do Recife na tarde desta quinta-feira (12) com suspeita de coronavírus. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. O paciente de 78 anos foi levado para uma unidade de saúde particular na capital pernambucana e está em observação. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o idoso é residente no Canadá e passou mal, com sinais de infarto, quando o navio de cruzeiro de bandeira bahamenha, que saiu de Salvador com 318 passageiros e 291 tripulantes, atracou no Porto do Recife. Todos foram orientados a voltar para suas cabines, por precaução. Os demais passageiros e tripulantes haviam desembarcado no período da manhã.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e, ao chegar no local, a equipe médica verificou que o paciente apresentava febre e sintomas respiratórios (tosse e dificuldade de respirar). Os exames para identificação de uma possível infecção já foram feitos.
O Porto do Recife notificará a Secretaria de Portos e Transportes Aquaviários, vinculada ao Ministério da Infraestrutura, e por ora providenciou o isolamento do cais. Como medida de prevenção e controle sanitário complementar, a gestão portuária também proibiu que o lixo da embarcação fosse descarregado.
Casos confirmados em Pernambuco
Nesta quinta-feira (12), a Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou os dois primeiros casos de covid-19. Um homem de 71 anos e uma mulher de 66 estiveram na Itália recentemente. O casal é reside no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, e ambos estão internados no Real Hospital Português. O estado de saúde dos dois pacientes é considerado estável.
Além dos dois casos confirmados, a secretaria acompanha ainda uma mulher de 41 anos, moradora do bairro do Pina, também na Zona Sul do Recife, que teria tido contato com o casal infectado com o covid-19. A mulher está em isolamento domiciliar desde esta quinta-feira (12).
Prevenção
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Coisas de Timbaúba e Região