Enfermeiros de Pernambuco decidem na sexta-feira se paralisam atividades

Após reunião com a Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE), na tarde desta quarta-feira (18), o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (Seepe), decidiu esperar até a sexta-feira (20) para resolver se paralisará as atividades. A data, segundo a categoria, é o prazo que a SES-PE deu para reabastecer unidades de saúde com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que estariam faltando em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19).

“Eles ficaram de garantir até sexta-feira (20), às 12h, a reposição nas unidades de saúde. Também informaram que vão nos passar a previsão para realizar licitações para compra de mais materiais. Não adianta reabastecer hoje, por exemplo, e faltar de novo em dois dias. Na sexta à tarde, dependendo, nos reunimos para deliberar”, explicou Ludmila Outtes, presidente do Seepe.

A classe tinha ameaçado paralisar as atividades a partir desta segunda-feira (23). A intenção do sindicato era manter 50% dos profissionais trabalhando. “Não tem condições de trabalho. A gente está sem equipamentos de proteção, não tem máscara, não tem sabão para lavar as mãos nem álcool em gel e estamos colocando nossa vida em risco em meio à essa pandemia do coronavírus”, disse a presidente do Seepe.

Compra emergencial para unidades de saúde

Antes da reunião, em resposta ao JC sobre a ameaça de paralisação, a SES-PE informou que já tinha iniciado o processo de compra emergencial de equipamentos de proteção individual para as unidades estaduais de saúde, e que as direções têm feito um trabalho de conscientização dos seus profissionais sobre o uso adequado dos EPIs, como máscaras respiratórias, avental descartável, luvas de segurança e toucas.

Coisas de Timbaúba e Região
error: O conteúdo está protegido. ©coisasdetimbauba