Arquidiocese divulga decreto suspendendo missas com fiéis

Um decreto da Arquidiocese de Olinda e Recife emitido na tarde desta quarta-feira (18) determina a suspensão de todas as missas com a presença de fiéis. O cancelamento das celebrações se dá por tempo indeterminado. 

A medida faz parte das ações que estão sendo realizadas em Pernambuco para frear a disseminação do covid-19. Todas as celebrações ocorrerão de portas fechadas, com uma equipe de celebração reduzida e com transmissão ao vivo pelo Facebook. Cada paróquia conta com a sua pastoral de comunicação, que já realiza as transmissões pela rede social. Além da internet, os fiéis tem à disposição as transmissão pela TV e na Rádio Olinda nos horários de 17h aos sábados e 6h30, 9h e 16h aos domingos.

A suspensão deve alcançar ainda a Semana Santa e missas tradicionais, como a Missa dos Santos Óleos, que devem realizadas na Catedral de Olinda e presididas pelo arcebispo, Dom Fernando Saburido, e concelebrada apenas com o conselho presbiteriana, um grupo pequeno de 30 padres.

Fica suspensa também a realização de casamentos e batizados. A recomendação é que os eventos sejam adiados para um período de normalização da situação. “Nossa recomendação é de que essas cerimônias sejam adiadas, mas, em caso de insistência de um casal, nós realizaremos, contanto que seja de porta fechadas com um grupo muito pequeno, apenas com pais e padrinhos”, afirmou Dom Fernando Saburido.
As confissões também estão temporariamente suspensas e a recomendação é de que só sejam realizadas em caso de urgência, adotando cuidados como uso de máscaras e higienização das mãos com álcool em gel 70%. “Não haverá hora destinada para as confissões. Caso seja necessário, o fiel deve entrar em contato com o seu padre para assim viabilizar a confissão”, complementou o Arcebispo.


A Arquidiocese recomenda ainda que os padres, diáconos e religiosos com mais de 60 anos entrem em quarentena. Caso alguma paróquia fique sem padre de forma temporária, a Arquidiocese se responsabilizará por encaminhar um padre para substituição.

Na última segunda-feira (16), a Arquidiocese havia divulgado outras recomendações para os católicos. Entre elas, o cancelamento das procissões dos Passos, tradicionalmente realizada na Capital e na Cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. 
A suspensão de missas de estende para os municípios de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamacará, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata.

Coisas de Timbaúba e Região
error: O conteúdo está protegido. ©coisasdetimbauba