Covid-19: Ocupação de leitos em Pernambuco cai para 70%

De acordo com a entrevista coletiva concedida pelos Secretários de Saúde do Estado, André Longo, e do Recife, Jailson Correia, a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva por pacientes da Covid-19 caiu nas últimas semanas. Nesta terça-feira (7) a Região Metropolitana do Recife apresentou uma taxa de 68% de leitos de UTI utilizados, o número chega a 70% quando o interior é incluído, total que não antingíamos desde março. No mês passado Pernambuco estava entre os 5 estados brasileiros com ocupação maior que 80%. 

Isso [a diminuição de ocupações] revela a importância do esforço de todos, não só da abertura contínua de leitos – que por sinal continua sendo realizada. Hoje o Recife anunciou novos leitos de terapia intensiva e nós estamos também por abrir vagas no interior do estado nos próximos dias”, disse André Longo. O secretário também agradeceu a a compreensão dos Pernambucanos que participaram do isolamento social rígido. “É graças a isso que podemos prosseguir com muita segurança no Plano de Convivência considerando os nossos indicadores epidemiológicos. Para que o plano continue dando certo, não podemos dar passos para trás. Por isso pedimos que continuem sendo cumpridos os cuidados com higiene e o uso correto das máscaras sempre que precisarem sair de casa. Nossa batalha contra a Covid não acabou.”

Recife
A capital pernambucana anunciou nesta terça-feira seu plano de reorganização. Serão desativados 90 leitos de enfermaria no hospital de campanha dos Coelhos, no Centro do Recife e abertas mais 29 UTIs nos hospital da Rua da Aurora, em Santo Amaro. Deste modo, a capital chega a 342 UTIs em funcionamento, ultrapassando o número de 334 anteriormente previsto.
De acordo com o secretário de Saúde Jailson Correia, 65% dos 168 pacientes internados nas UTIs municipais são de outras cidades. Tendo como base os últimos levantamentos da pasta, a Capital, que já chegou a ser responsável, em abril, por 54% dos casos de covid-19 de Pernambuco, fechou o mês de junho com 21% de todos os novos casos do Estado. Com a queda nos casos, Recife desativou um total de 300 enfermarias e abriu 53 UTIs nas últimas semanas, afirmando que na atual situação da pandemia, a demanda maior tem sido por leitos de terapia intensiva.

Em linhas gerais, a gestão municipal conta, no momento, com 724 leitos em funcionamento, sendo 342 de UTI e 382 de enfermaria.
  Diário de Pernambuco
Coisas de Timbaúba e Região
error: O conteúdo está protegido. ©coisasdetimbauba