Campina Grande bate recorde de maior quadrilha junina do Brasil com mais de 2 mil dançarinos

Mais dois recordes quebrados. Que Campina Grande realiza o Maior São João do Mundo, todos sabem. A edição dos 40 anos da festa, conquistou mais dois títulos relacionados aos festejos juninos. Com as bênçãos de São Pedro e debaixo de chuva, Campina Grande, bateu mais uma vez, o recorde de maior quadrilha junina do país com mais de 2 mil dançarinos. O recorde, atestado pelo Ranking Brasil, foi quebrado na tarde desta quarta-feira (14), em meio a chuva, frio e muito forró.

Desta vez 2.142 pessoas participaram do “quadrilhão”, realizado no Parque do Povo. No ano passado, foram 2.098 integrantes.
O título foi conquistado ao som do ritmo mais querido nas festas juninas nordestinas, com a sinfonia original de um trio de forró pé-de-serra.

No Quadrilhão Junino de Campina Grande, não existe um padrão para formação de um par. Um pode ser mais alto e o outro mais baixo. No fim das contas, nada atrapalha a dança.
O principal critério de avaliação é a quantidade de pares. Neste ano, foram 1.071 casais, que não precisam ser formados necessariamente por um homem e uma mulher. O que importa é só ter uma companhia para dançar.

Este é o 9º “Quadrilhão Junino”. O número de integrantes cresce a cada ano. Somente no último ano, em 2019, foram 1.010 integrantes.
O título foi dado para Campina Grande pela primeira, pelo Ranking Brasil, no ano de 2013, com 628 pares de dançarinos. Já em 2014, a marca foi ultrapassada, com a reunião de 716 casais.

E não foi só isso. É de Campina Grande, mais uma vez, o título de maior bolo de milho do Brasil, conferido pelo Ranking Brasil. Para fazer o bolo gigante, foram usados ingredientes a perder de vista, como 5 mil ovos, 400 litros de leite, 600 latas de leite condensado, 600 de creme de leite e 85 quilos de manteiga.

Os preparativos exigiram esforço e dedicação da equipe de confeiteiros. Ao todo, para que a receita ficasse pronta, foram necessários quatro dias de preparo e cinco horas de montagem.

Depois de pronto e armazenado, ele tem validade de até 10 dias. Mas no São João de Campina Grande, que atrai milhares de pessoas diariamente, não durou uma tarde.

Em 2019, a guloseima gigante mediu 35 metros e 513 quilos. São 10 metros a mais de comprimento e 100 quilos a mais no peso.

No ano passado, o São João de Campina Grande recebeu o título de maior festa junina do país, também concedido pelo Instituto Ranking Brasil.

Para o instituto, os números do “Maior São João do Mundo” – como a festa é conhecida – foram impressionantes em 2022, o que a consolidou como a maior do país.

Severino Lopes
PB Agora

error: O conteúdo está protegido. ©coisasdetimbauba