Famílias desalojadas, moradores ilhados, abastecimento de água suspenso e ruas alagadas no Grande Recife

A chuva registrada no Grande Recife na quarta (14) e na manhã desta quinta (15) causou alagamentos em diversos municípios, deixando famílias desalojadas e moradores ilhados. Em algumas cidades, há alerta para inundações provocadas pelo aumento do nível de água nos rios, como o Rio Jaboatão.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu aviso hidrológico de inundação, quando o nível do rio ultrapassa a calha e impacta a população, para os seguintes rios e municípios:

  • Rio Jaboatão (Moreno e Jaboatão dos Guararapes);
  • Rio Tapacurá (Vitória de Santo Antão).

Há também alguns rios com estado de alerta, quando o nível deles está elevado e se aproximando do extravasamento. São eles, nas seguintes cidades:

  • Rio Amaraji (Amaraji e Ribeirão);
  • Rio Duas Unas (Jaboatão dos Guararapes).

Esses dois avisos hidrológicos são válidos até a manhã desta quinta (15), de acordo com a Apac. Até as 7h15, ainda segundo a agência, os locais onde mais choveu foram os seguintes:

🌧️ Vitória de Santo Antão: 116,86 milímetros;

🌧️ Ipojuca (Centro): 107,62 milímetros;

🌧️ Jaboatão dos Guararapes (Muribeca): 104,9 milímetros;

🌧️ Moreno: 94,03 milímetros;

🌧️ Cabo de Santo Agostinho (Enseada dos Corais): 82,83 milímetros;

Segundo a meteorologista da Apac, Aparecida Fernandes, o mês de junho é um período de chuva mais intenso. “Já se espera que chova. Os sistemas que se formam no oceano durante esse tempo vêm se deslocando e atingem principalmente o litoral”, disse.

A Apac informou que a previsão do tempo para esta quinta (15) é de chuva com intensidade de fraca a moderada na Região Metropolitana e na Zona da Mata (Norte e Sul), até o fim da manhã, e no Agreste e no Sertão do estado, até a noite.

G1 PE

error: O conteúdo está protegido. ©coisasdetimbauba