Hub de Economia Circular Brasil anuncia assinatura de NDAs entre nove empresas para a construção de projetos conjuntos

A diretorado Hub-EC, BeatrizLuz, participa da CIRSOL nesta quinta-feira (17), quando apresentará a iniciativa; participantes trabalham em soluções de economia circular focadas em plástico filme, linha brancae resina reciclada

O Hub de Economia Circular Brasil (Hub-EC), primeiro hub criado na América Latina para integrar companhias de diversos setores e portes em negócios circulares, será apresentado na Conferência Internacional de Resíduos Sólidos(CIRSOL) nesta quinta-feira (17), com a presença da diretora Beatriz Luz no painel ‘Economia Circular’. Ela falará ao público do evento sobre o compromisso que as empresas brasileiras estão assumindo, em termos práticos, para estimular a transição para o novo modeloeconômico. Um dos exemplos é do próprioHub-EC, com a assinatura de acordos de confidencialidade por parte de nove empresas para a estruturação de projetos em conjunto.

 

A Gerdau, a Electrolux, o Carrefour, a Covestro, a Tomra, a Plastiweber, a RCRambiental, a Wise Plásticos e a Equipa Group são os signatários dos NDAs (non disclosure agreements), que visam à troca de informações sobre os processos internos de cada companhia. Elas estão trabalhando em iniciativas voltadas para cadeias de fornecimento do plástico filme, a logística reversa de linha branca e a aplicabilidade da resina reciclada. A previsão é que o primeiro projeto seja anunciado ainda no primeiro trimestre, e há oportunidades sendo analisadas para novos desdobramentos em Recife.

 

O Hub-EC foi idealizado pela Exchange 4 Change Brasil (E4CB), organização com o propósito de orientar a transição para a economia circular no país. Através da iniciativa, os representantes das empresas em sua maioria, responsáveis pelas áreas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social

   participam de reuniões conjuntas para avaliar compromissos, remodelar processos produtivos e integrar os princípios da circularidade à tomada de decisões. Somente em 2021, foram cerca de 50 reuniões entre os membros, para criar as diretrizes e potencializar o ciclo reverso dos materiais, o que, dificilmente, seria estruturado de forma isolada pelas companhias.

 

Para Beatriz Luz, a assinatura dos NDAs marca um processo inédito de integração entre empresas dispostas a repensar a questão dos resíduos sólidos e a romper com a lógica linear que moldou a cultura de negócios até o momento:

 

   A economia circular é um compromisso que, para ser alcançado, traz desafios de transformação das dinâmicas produtivas, das relações de confiança entre as empresas e de novas percepções de valor e lucro, que justifiquem o engajamento dos gestores para a elaboração de projetos em escala. Estamos extremamente satisfeitos por termos feito essa mediação entre empresas com trabalhos tão relevantes, e mostrado a elas que é impossível fazer economia circular sozinho e que podem ajudar umas às outras com as soluções. Essa é a construção de ummodelo colaborativo pioneiro no

país, e a promessa é de projetos circulares com potencial de atingir escalas significativas, mudando a percepção do mercado sobre o que é resíduo e o que é matéria-prima.

 

Recentemente, o Hub-EC foi listado como uma iniciativa necessária à implementação efetiva da economia circular no Brasil no Roadmap de Economia Circular, documento elaborado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) com o Centro e Rede de Tecnologia Climática (CTCN) da ONU. Este foi o primeiro mapeamento desenvolvido a nível governamental dos atores-chave na transição para o novo modelo econômico.

 

Os 16 membros atuais do HUB-EC são: Electrolux; Gerdau; Nespresso; Covestro; Tomra; Plastiweber; RCRambiental; Wise Plásticos; Sinctronics/Fit/Flex (grupo de empresas); Equipa Group; Cempre;Rhein Advogados; Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI); Casa da Moeda do Brasil; SENAI CETIQT; e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Além disso, o ecossistema conta com parceiros para viabilização dos projetos, como é o caso do Carrefour.

 

Coisas de Timbaúba e Região
error: O conteúdo está protegido. ©coisasdetimbauba