Com a chegada de 84 mil doses da vacina Astrazeneca/Oxford a Pernambuco, o secretário de Saúde do estado, André Longo, espera que, até a meia-noite desta terça (26), todos os municípios tenham recebido as remessas para vacinar idosos com mais de 85 anos . As doses já começaram a ser distribuídas.
A imunização fica a cargo de cada cidade, mas o estado pede às prefeituras a montagem de planos de comunicação para que a vacina chegue, de fato, ao público-alvo da vez. Alguns municípios, como o Recife, anunciaram que começam a vacinar na quarta-feira (27).
“Cada município deve montar a estratégia de acordo com a própria realidade. Todos os municípios têm capacidade para vacinar, mas cabe a cada um decidir se vai adotar drive-thru, busca ativa ou outra estratégia”, disse o secretário estadual de Saúde.
Segundo o secretário, a população a partir de 85 anos foi priorizada neste momento devido a altas taxas de mortalidade e de internação nos leitos da rede pública de Pernambuco.
“Mais de 2,7 mil pessoas nessa faixa etária morreram no estado. A taxa de mortalidade é muito alta para quem desenvolve Síndrome Respiratória Aguda Grave. Atualmente, também temos 60 pessoas com essa idade internadas em UTI”, disse Longo.