“Sofro de asma e meu médico recomendou que eu praticasse natação”, conta Josefa. “Como não tinha condições de pagar uma academia, procurei o CISE Moacyr Rodrigues e iniciei as aulas.”
Em pouco tempo, Josefa se destacou e foi convidada para um teste no Complexo Poliesportivo Lauro Gomes, também em São Caetano. “A princípio, fiquei com medo, pois só estava acostumada a nadar em rios. Assustei quando vi o tamanho da piscina, mas em um ano já nadava os quatro estilos.”
De lá para cá, Josefa não se distanciou dos esportes. “Já participei de competições em diversas localidades representando São Caetano. Amo de coração essa cidade”, declara.
Em maio deste ano, ela conquistou a mais recente medalha de ouro, em uma competição em Bertioga, litoral de São Paulo. “Participo de provas de nado e atletismo. Ao longo da carreira, somei mais de 300 medalhas”, orgulha-se Josefa, que terá o próximo desafio em agosto, no Guarujá.
Distração
Frequentadora das aulas de yoga no CISE João Castaldelli e alongamento e dança no CISE Francisco Coriolano, a atleta revela que os Centros da Terceira Idade a apoiaram em momentos difíceis. “Devo minha vida aos CISEs porque melhorei da asma e da depressão graças aos professores e amigos que fiz. O esporte faz com que eu esqueça os problemas e me distraia.”
A rotina de treinamento de Josefa é puxada: “Corro 10 km todos os sábados e nado, pelo menos, 2,5 km por dia.” Questionada sobre seus próximos objetivos, a moradora de São Caetano antecipa que pretende realizar uma caminhada até a cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, em São Paulo. “Se não fosse essa estrutura dos CISEs, jamais conseguiria chegar aonde cheguei”, finaliza.